segunda-feira, 30 de abril de 2012

EMPRESAS RANDON LEVAM PARA A AGRISHOW SOLUÇÕES INOVADORAS AO AGRONEGÓCIO

As Empresas Randon levarão para a Agrishow - Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação, que acontecerá entre os dias 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP) sua linha de produtos voltada ao agronegócio. Em sua 19ª edição a Agrishow está consolidada como a principal feira do setor na América Latina. A estimativa da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento indica que o total de cana moída na safra 2012/13 será de 602,2 milhões de toneladas, com previsão de aumento de 5,4% em relação à safra 2011/12, que foi de 571,4 milhões de toneladas.

Dentro deste cenário a Randon Implementos, através dos distribuidores ICCAP, Megatec, Multieixo, Rodocap, Rodoparaná, Rodorib Rio Brasil e Rodorib Tecnologia apresentarão soluções em equipamentos aplicados à cadeia do agronegócio com a exposição do rodotrem canavieiro, semirreboque basculante com caixa de carga deslizante e semirreboque carrega-tudo com pescoço desmontável. 


Rodotrem canavieiro - desenvolvido para o transporte de cana-de-açúcar picada, o produto possui as dimensões de 12,50 metros em cada semirreboque, usado para a formação de rodotrem em operações de colheita mecanizada. Com tara de 11.000 kgf, o equipamento tem chassi central, basculamento superior, descarga hilo e ainda, patola mecânica com acionamento pneumático e instalação elétrica totalmente em LED. Sua capacidade é para transporte de 90m³ de cana em cada caixa de carga. O produto tem maior estabilidade em função do centro de gravidade mais baixo, além de maior volume de carga de cana transportada. 


Semirreboque basculante Randon Linha R com caixa de carga deslizante - com um PBTC de 48,5ton a 53ton, é utilizado para o transporte de areia, brita, calcário, minério, açúcar, fertilizantes e demais produtos a granel com descarga por escoamento livre através do basculamento traseiro da caixa de carga em até 42º. O acionamento da caixa de carga se dá por controle remoto sem fio e a movimentação é feita por um cilindro hidráulico. O principal benefício deste sistema é obter a distribuição de carga ideal no transporte e, ao mesmo tempo, a descarga através do deslizamento da caixa de carga para a extremidade traseira, sistema patenteado pela Randon, proporcionando o basculamento de forma livre e segura. Recentemente este produto agregou todas as inovações e benefícios da Linha R que lhe garantem maior produtividade, segurança e durabilidade.


Semirreboque carrega-tudo com pescoço desmontável - utilizado para o transporte de máquinas agrícolas com capacidade de até 35 ton (caminhão 6x2), possibilita o acesso de máquinas pela dianteira do semirreboque através do desacoplamento hidráulico do pescoço, gerando menor inclinação da plataforma e tornando a operação de carga e descarga mais segura. O chassi possui travessas passantes que proporcionam maior flexibilidade, durabilidade e resistência. O produto possui novo apoio do elevador da colheitadeira de cana (articulável e reforçado).

A Randon, que constantemente amplia seu portfólio também na linha de reposição, buscando soluções com melhor relação custo x beneficio para atender o mercado de reposição, aproveita a oportunidade para expor a Linha Original e a Linha Reposição Aprovada Randon, esta por sua vez, focará em peças com aplicação canavieiro e agrícola.

No segmento canavieiro, a Randon apresenta as peças de reposição: corrente elo 13G80, tomada elétrica 7 pólos, bucha cônica, roda modelo 9x22,5", pneu StradaR 295x80R22,5" entre outras.

A Linha Agrícola contempla peças de reposição para a colheitadeira de cana, que serão expostas através de alguns componentes já presentes no mercado como: a faca de corte base modelo universal, facas picadoras e suportes das facas picadoras aplicadas às principais montadoras de colheitadeiras de cana-de-açúcar. O destaque da Linha Agrícola fica por conta da faca de corte base, produto de qualidade testada e aprovada pela Randon, confeccionadas em aço mola especial SAE 9260 com tratamento térmico, que confere tecnicamente excelente corte e com maior durabilidade. 

A Randon Veículos, mostrará o seu mais novo produto, a Retroescavadeira RD 406 Advanced, disponível nas versões com tração 4x2 ou 4x4, motor aspirado 84 Hp ou turbo de  110 Hp e cabine aberta ou fechada com ar condicionado e equipadas com motores MWM, transmissão e eixos Carraro. O equipamento foi especialmente desenvolvido para aplicação em obras de infraestrutura e construção civil. Também apresenta mudanças no design, cabine, trava da lança, sistema hidráulico, sistema estabilizador e novos pontos de tomadas de pressão. Entre as vantagens deste modelo estão a facilidade de manutenção e a comodidade e segurança ao condutor a partir do novo sistema de faróis e luzes de posição e freio em LED, além de maior capacidade de iluminação na área de trabalho e painéis internos com proteção UV.

O sistema de trava de lança proporciona facilidade na manutenção e menor nível de ruído durante o deslocamento da máquina. Filtro hidráulico incorporado ao tanque, proporcionando fácil acesso para a manutenção e melhor difusão do fluído. Os novos cilindros estabilizadores garantem maior controle dos movimentos do equipamento e menor desgaste dos componentes. Ao total, foram incorporadas 20 modificações de projeto em relação ao modelo anterior.

As Empresas Randon também marcam presença na Agrishow 2012 oferecendo serviços financeiros através do Consórcio Nacional Randon e do Banco Randon. A administradora de consórcios proporcionará aos seus clientes vantagens na aquisição de cotas com prazo flexível para pagamento de 80 ou 100 meses, contemplações por sorteio e lance e possibilidade de abater o lance ofertado do crédito. O público da feira poderá conferir junto ao estande da Randon, os mais diversos planos para aquisição de implementos rodoviários, com parcelas a partir de R$ 19,50 por dia ou R$ 583,85 mensais, para créditos de R$ 85 mil em 100 meses. O Consórcio Nacional Randon se mostra uma escolha acertada na hora de renovar ou ampliar a frota, além de oferecer diversidade na linha de produtos. O Banco Randon estará presente disponibilizando linhas de financiamento via BNDES-Finame e CDC, com condições especiais para negociações realizadas durante a Agrishow.

A Feira é uma iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em conjunto com a ABAG (Associação Brasileira do Agribusiness), ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). Os 360 mil m² destinados à edição deste ano serão palco de demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas das principais empresas do mercado, além de rodadas de negócios e visitas técnicas.

Fonte: Sala de Imprensa Randon

NOVA GERAÇÃO IVECO TRAKKER ESTREIA NA AGRISHOW 2012


A nova geração de caminhões fora de estrada Iveco Trakker será apresentada durante a Agrishow, a maior feira agrícola da América Latina, que abre seus portões dia 30 de abril em Ribeirão Preto (SP). Único caminhão pesado genuinamente nascido off-road, o Iveco Trakker é um parâmetro de resistência e foi o modelo-base do caminhão vencedor do rali Dakar 2012 (a mais difícil e exigente competição automobilística do mundo).

Parte da nova geração de caminhões Ecoline da Iveco, o novo Iveco Trakker chega inicialmente na configuração 6×4, cavalo mecânico ou plataforma, com duas opções de entre eixos cada. O modelo é ideal para operações na indústria da cana, madeira e construção.

Motores mais potentes (440cv e 480cv) e opção de transmissão automatizada Eurotronic são grandes novidades. A economia de combustível chega a 5% quando comparada à média dos modelos Trakker Euro III.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

ROUBO DE CARGA CRESCE 39% APÓS VETO A CAMINHÕES NA MARGINAL TIETÊ

O registro de roubos de carga na cidade de São Paulo aumentou 39% em março de 2012 em relação a março de 2011, segundo as estatísticas criminais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado na quarta-feira (25).

Em 5 de março deste ano começou a fiscalização da restrição a caminhões na Marginal Tietê e outras vias da região. Caminhões passaram a ficar parados nas proximidades das transportadoras e na chegada das principais rodovias à capital paulista para aguardar o fim da proibição – o que é apontado pelo setor como principal motivo para o aumento dos roubos.

A Polícia Militar (PM) nega relação da restrição com o aumento do índice. Entretanto, policiais civis responsáveis por investigar os crimes apontam possíveis ligações e dizem ter participado de reunião com a PM sobre o tema.

Em março do ano passado, todos os distritos policiais e delegacias especializadas da cidade de São Paulo registraram 314 casos de roubo de carga. Em março deste ano, primeiro mês de restrição, foram 437 casos. Se considerado apenas os dados deste ano, o aumento entre fevereiro e janeiro foi menor: 9%. Já se avaliados os dados de março e fevereiro, o crescimento das ocorrências foi de 18%.

A delegacia com mais registros é a do Parque Novo Mundo – foram 32 casos no último mês. Como comparação, apenas sete roubos de carga foram registrados no distrito em março de 2011 – um aumento de 357%.

A delegacia fica nas proximidades da Rodovia Presidente Dutra, onde pouco antes das 22h (horário em que a restrição na Marginal Tietê termina) filas com mais de 50 caminhões se formam no acostamento e em ruas próximas. Os veículos de carga não podem circular na Marginal Tietê das 5h às 9h e das 17h às 22h de segunda a sexta-feira e das 10h às 14h aos sábados.

Ainda na capital paulista, seis distritos policiais concentram 150 casos, mais de um terço das ocorrências. Em março do ano passado, os mesmos distritos tiveram 62 roubos de carga. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, por onde passa a Rodovia Presidente Dutra, o número de casos aumentou de 18 em março de 2011 para 31 em março de 2012.


Os distritos do Parque Novo Mundo, Perus e Parada de Taipas ficam nas proximidades de rodovias usadas pelos caminhões e de transportadoras. Pari fica na região central, área de grande carga e descarga. E Teotônio Vilela, na Zona Leste, fica próximo a vias usadas pelos motoristas como alternativas, segundo o setor.

O maior aumento bruto no número de registros de roubos de carga também foi registrado no 90º Distrito Policial – um incremento de 25 casos na comparação entre os meses de março nos dois anos. Outras delegacias tiveram um amento proporcional maior, entretanto.

O delegado Edvaldo Faria, titular da delegacia, afirma que o aumento do número de casos pode estar relacionado com a restrição na Marginal Tietê. “Dá para dizer que é um reflexo. Nós tivemos um bom aumento de roubo de carga, nós pegamos aqui a Dutra, a Ayrton Senna e a Fernão Dias, tem o terminal de cargas e várias empresas de transporte. A carga está realmente concentrada aqui”, disse ele ao G1 nesta quinta-feira (26).

O delegado contou ter participado na semana passada de uma reunião com a Polícia Militar a respeito do aumento do número de roubos de carga, para “criar dispositivos para inibir essa ação”. “Geralmente é mais na margem da rodovia que acontece”, afirmou o delegado. Segundo ele, o aumento do número de caminhões parados na beira da estrada pode ter chamado a atenção dos criminosos. “Tudo leva a crer que isso tenha acontecido.”

Polícia Militar

Procurada, a PM nega que o aumento do registro de ocorrências tenha ligação direta com a restrição de caminhões nas marginais. Segundo a corporação, os distritos citados “possuem uma vasta extensão territorial, justificando um índice criminal mais elevado em relação a outras regiões, de menor população e, sobretudo, menor extensão geográfica”.

Em nota, a PM acrescenta que realiza “patrulhamento ostensivo e preventivo nas regiões das marginais e rodovias adjacentes” e que a Polícia Militar Rodoviária elaborou e divulgou ao seu efetivo um procedimento operacional sobre a abordagem a veículos de carga. “O treinamento preconiza técnicas policiais que permitem a identificação de veículos suspeitos e na segurança na realização da abordagem com fulcro na preservação da vida de todos os envolvidos na ação.”

Sindicato

O presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), Norival de Almeida Silva, diz que os dados apenas corroboram o que foi dito pelo sindicato desde o início da restrição. “Infelizmente aconteceu o que já prevíamos. Nos deram a oportunidade de ficar à mercê das fatalidades. Estamos pagando duas contas: por não poder rodar e pelo risco de sermos roubados”, afirmou.

“E o número é maior que esse. Isso são apenas os que foram registrados, muitos casos não estão sendo registrados, os pequenos roubos. Tem muitas coisas que o caminhoneiro nem vê, o cara tira uma caixa, uma peça, e o motorista nem percebe. Quando ele consegue fazer o boletim de ocorrência, tudo bem. Quando ele não vê e chega com algo a menos, ele se torna a pessoa colocada em dúvida.”

Segundo o sindicato, o maior número de casos no distrito próximo à Via Dutra também confirma que os motoristas que a utilizam são os mais afetados. “Se isso nada mudar nós vamos ter que colocar o distrito na Dutra e um batalhão da PM, para nos amparar”, diz o presidente do sindicato.

Roubos no Centro

O aumento no número de casos nos distritos da Sé e do Pari, na região central de São Paulo, são creditados pelo sindicato pelo grande movimento de carga e descarga na região. Com a restrição de horários, muitos veículos ficam parados na região esperando para poder seguir viagem, ou passaram a fazer entregas depois das 22h e antes das 5h. “Às 13h tem um milhão de pessoas passando na rua, é mais difícil de ser roubado. Já 1h da manhã não tem ninguém, é simplesmente o caminhoneiro e a empresa aberta recebendo a mercadoria, à disposição do roubo.”

Desde junho de 2008, os caminhões já enfrentavam restrições à circulação na chamada Zona Máxima Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), entre 5h e 21h de segunda a sexta-feira e das 10h às 14h aos sábados.

A Secretaria Municipal de Transportes e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foram procuradas para comentar os dados, mas não responderam até a publicação desta reportagem.

Fonte: G1

CAMINHONEIROS SÃO OS TRABALHADORES QUE MAIS MORREM NO BRASIL

Em 2010 foram registrados 701.496 acidentes de trabalho, sendo 16.910 só no setor de transporte de cargas. Relatório divulgado nesta semana aponta que motorista do acidente 33 canavieiros dirigiu 14 horas seguidas

Caminhoneiros são os trabalhadores que mais morrem no Brasil. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, o setor de transporte rodoviário de cargas ocupa o primeiro lugar em número de acidentes de trabalho fatais. Das 2.712 mortes que ocorreram em 2010, 260 foram no setor. As informações referentes ao ano passado ainda não foram divulgados.

No sábado, 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho aproveita a data para promover também o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho. Nesta sexta-feira, dia 27, os ministérios do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Saúde lançaram o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em relação a acidentes que tem como conseqüência incapacidade permanente, ou seja, seqüelas que impedem a pessoa de voltar ao trabalho, o setor de transporte rodoviário de cargas está em segundo lugar com 412, do total de 14.097. O primeiro lugar fica para a construção de edifícios, com 454 acidentes que causam incapacidade permanente.

Em 2010 foram registrados 701.496 acidentes de trabalho, sendo 16.910 só no setor de transporte de cargas. As atividades econômicas de serviços, que englobam o setor de saúde, somam 48 mil registros de acidentes. Contudo, os acidentes neste setor são menos graves do que os envolvendo caminhoneiros e trabalhadores da construção civil.

O acidente que matou 33 trabalhadores canavieiros da Central Energética Vicente e mais três motoristas sem registro da empresa Milton Turismo, em dezembro do ano passado, mostra bem o problema enfrentando pelos trabalhadores do setor de transporte. As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE/BA) e de Pernambuco (SRTE/PE) finalizaram nesta semana o relatório sobre o acidente no início desta semana. Os auditores fiscais que investigaram o caso concluíram que o motorista do caminhão Márcio Clenio, que colidiu com o ônibus que transportava os trabalhadores, dirigiu por 14 horas seguidas, jornada que terminou com o acidente. Os motoristas do ônibus, em processo de revezamento, trabalharam por mais de 30 horas sem que houvesse real descanso.

Excesso de jornada de trabalho

De acordo com relatório da SRTE/BA este tipo de jornada que tem sido encontrada com grande freqüência no transporte de carga interestadual "principalmente quando envolve as regiões nordeste e sul-sudeste, como tem sido verificado em diversas fiscalizações do Grupo Especial de Fiscalização do Transporte de Carga, do Ministério do Trabalho e Emprego". O motorista do caminhão foi internado.

Para a fiscalização as causas do acidente estão relacionadas com excesso de jornada de trabalho e falta regulamentação para limite de jornada de trabalho de motoristas de transporte de carga, empregados ou não, e para intervalo mínimo interjornadas para condução de veículos. A falta de registro legal do vínculo de emprego geralmente contribui para que o motorista trabalhe de modo mais intenso e extenso para garantir seu sustento e dos seus familiares, apontam os auditores fiscais.

A viúva de um dos motoristas de ônibus mortos no acidente, disse à Fiscalização do Trabalho que seu marido estava com problemas de saúde, mas que não podia se tratar, uma vez que dependiam daquela renda. O motorista não tinha Carteira de Trabalho assinada e não pode se afastar das atividades, pois não receberia o auxílio-doença do INSS.

Fiscalizações realizadas nas rodovias de Goiás, Mato Grosso e São Paulo pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) constataram jornadas exaustivas, não recebimento de horas extras, desrespeito ao descanso semanal remunerado, pagamento de comissões que incentivam os excessos e uso de medicamentos para inibir o sono.

Segundo Jacquelinne Carrijo, auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE/GO), as longas jornadas de trabalho se destacaram entre as irregularidades verificadas. Ela aponta os contratos de trabalho como estimuladores de excessos: de jornada, de velocidade e de cargas. "Tudo isso para que haja a entrega do produto em prazos muito curtos. E como esses trabalhadores ganham por produção, quanto mais trabalharem, mais ganharão".

Fonte: Repórter Brasil

domingo, 29 de abril de 2012

HONEYWELL BRASIL É REFERÊNCIA PARA A MATRIZ

A Honeywell Brasil acaba de ser acaba de ser considerada uma das subsidiárias mais eficientes da corporação internacional em 2011. A avaliação considerou os índices de 84% em progresso conquistados pela unidade na qualidade dos produtos, 32% em produtividade, redução de 12,5% dos estoques e zero acidente com afastamento do trabalho.

Segundo a empresa, tais resultados foram conquistados após a adoção do Sistema de Gestão HOS (Honeywell Operating System). O gerente-geral da fábrica, José Roberto Alves, confirma e atribui o sucesso obtido à adoção das iniciativas que envolveram todas as áreas da organização e empregados. “Envolver os colaboradores com grande experiência no dia a dia da empresa e acatar as suas ideias e sugestões foram determinantes para o êxito do programa HOS, que resultou em melhor relacionamento interno, trabalho em equipe, organização, redução de acidentes, de desperdícios e de falhas, além de maior qualidade dos produtos e de produtividade”, diz Alves.

Fonte: Portal O Carreteiro

DISPOSITIVO GARANTE MAIS ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM TRANSPORTES MOVIDOS A DIESEL

Tecnologia amiga do meio ambiente e do bolso: o Greenbox diminui em 16% a poluição de diesel e até 30% do uso de combustível.


O desenvolvimento socioeconômico presenciado nos últimos anos no Brasil, contribuiu para o aumento do uso do transporte rodoviário de cargas. Movidos a diesel, caminhões e carretas emitem altos índices de poluição, que prejudicam a saúde da população e poluem o meio ambiente. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, indicam o consumo de 48,6% de diesel, comparado a outros combustíveis, pelos setores de transporte no país em 2010.

Para tentar mitigar o problema, uma empresa norte-americana desenvolveu uma nova tecnologia que, quando acoplada nos motores a diesel, pode reduzir a poluição em 16% e com gastos de combustível em até 30%. Conhecida como ultimate fuel conditioning e disponível no Brasil desde 2011, pela empresa IG-Fuel, ela funciona através do acessório eletromecânico Greenbox.

A ferramenta pode ser um aliado do transporte brasileiro. A Universidade de São Paulo (USP) divulgou em 2007, após a realizar estudo em seis capitais do país, que veículos a diesel são responsáveis por 45% da emissão de um dos poluentes mais perigosos à saúde: o enxofre.

Segundo a EPE, em um cenário de crescimento constante do PIB – nas taxas atuais de 5%, no ano de 2020 o consumo de diesel será de 76.8 milhões de m³. Atualmente, 97% do diesel é utilizado pelo modal rodoviário.


Um dos pontos positivos do Greenbox é que ele pode ser utilizado em transportes de todos os modais, de pequeno e grande porte, e em geradores de energia elétrica. O acessório pode diminuir em 16% a quantidade de queima de fósseis. A IG-Fuel planeja disponibilizar o dispositivo para autônomos, mas ainda não há previsão.

Em 2011, o Greenbox foi testado em motores da marca Volvo e Mercedes Benz. No teste, um caminhão Volvo, do grupo JBS, rebocou uma carga de 20 toneladas, no trecho entre Brasília (DF) e Lins (SP) e o Greenbox reduziu os gastos de diesel em 26,6%. No caso da Mercedes Benz, foi utilizado um ônibus interestadual que realizou o percurso Brasília (DF)-Barreiras (BA)-Brasília (DF). Mesmo com o ônibus lotado, a economia foi de 29%.

O custo unitário de referência do Greenbox é de R$ 22 mil e a empresa trabalha com financiamento. Apesar do custo elevado,  o presidente da IG Fuel, Fernando Fantauzzi, garante que depois de 30 dias de uso, o produto já começa a pagar por si só. “Mensalmente, você pode ter cerca de 20% a 30% de economia no combustível, o que significa que o próprio produto gera recursos. Isso mostra que o Greenbox é um investimento”, explica.

Diesel e seus danos

O diesel é constituído com a mistura de gasóleos, querosene e nafta, entre outros elementos químicos e, por isso, contém hidrocarbonetos, nitrogênio e enxofre. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o enxofre é um elemento químico extremamente indesejável para o meio ambiente e também para os motores diesel, pois corrói partes metálicas do motor.

Fonte: Agência T1

FILME “À BEIRA DO CAMINHO”, BASEADO EM MÚSICAS DE ROBERTO CARLOS

Patrocinado pela Volvo por meio da lei federal do incentivo a cultura, o filme “À Beira do Caminho” conta a história de um caminhoneiro que encontra na estrada a saída para esquecer os dramas de seu passado. Baseado em músicas de Roberto Carlos, o filme tem como protagonista o ator João Miguel, do premiado filme “Estômago”, atualmente em cartaz no filme “Xingu”. O elenco também conta com Dira Paes e Ludmila Rosa. O filme foi dirigido por Breno Silveira, conhecido por seu trabalho em “Dois Filhos de Francisco”, um dos filmes de maior audiência no Brasil nos últimos tempos.

“À Beira do Caminho” é destaque e disputa o Troféu Calunga no Festival de Cinema de Pernambuco, um dos mais conceituados do país.  A Volvo, além de ser patrocinadora do filme, ainda tem um “personagem” muito importante para a trama: o caminhão do protagonista, um VM 260 6×2, que é seu local de segurança e fuga de todos os dramas pelos quais passou.

Fonte: Blog Volvo

sábado, 28 de abril de 2012

A RENTABILIDADE DO DYNAFLEET

Os custos de combustível são uma das maiores despesas das frotas, e isso mostra que não há motivo para se desperdiçar nenhuma gota. O sistema fleet management, ou Dynafleet, da Volvo, busca reduzir o consumo de combustível das frotas em até dez por cento, aumentando a sua rentabilidade, além de outros serviços de grande utilidade para as frotas. No ano passado, as vendas do sistema dispararam, contando atualmente com 25.000 assinaturas vendidas no mundo.

Os dois serviços básicos do equipamento são:

Gestão de Frota – Pode-se coletar dados remotamente e gerar relatórios gerenciais, como consumo de combustível, informações sobre uso do motor, alarme de mudança no nível de combustível, entre outras situações.

Gestão de Frota e Posicionamento – Além da telemetria, o frotista pode obter os dados de posicionamento geográfico, do histórico de posições e definir as chamadas “cercas logísticas”, para controle de entradas e saídas em àreas-alvo. Com essa ferramenta, é possível agilizar a programação de carga e descarga e reduzir os tempos de espera para acesso às docas dos operadores logísticos, por exemplo, e ainda programar uma carga de retorno na sequência.

O equipamento também é vendido no Brasil, em certos países do Oriente Médio e na Austrália. O cliente assina os serviços mais necessários à empresa. Quando a rentabilidade é colocada em pauta, uma assinatura não é nenhum grande custo mensal em relação com o que se pode economizar. Na Europa, pouco mais de 35% de todos os caminhões Volvo são fornecidos com uma assinatura. Somente em 2011, mais de 10.000 caminhões equipados com uma assinatura ativa de algum dos serviços do Dynafleet foram vendidos na Europa.

Os veículos novos podem sair de fábrica com o Dynafleet já instalado, mas há também a opção de aquisição de kits para instalação na rede de concessionárias Volvo, inclusive para veículos mais antigos, a partir de caminhões da linha F equipados com motor D12D e linha VM com motor eletrônico.

Fonte: Blog Volvo

RANDON É CAMPEÃ DA INOVAÇÃO NO SETOR AUTOMOTIVO


A Randon S.A Implementos e Participações é Campeã da Inovação 2011 - segmento Automotivo, da 7ª edição do  ranking promovido pela Revista Amanhã. A colocação é fruto de levantamento feito junto ao universo empresarial da Região Sul do Brasil e é baseado no método Innovation Index, criado pelo consultor norte-americano Edward DeBono, especialista mundial em inovação com apoio da Fundação Dom Cabral.

Para o diretor de Tecnologia e Exportação da Randon S.A, Cesar Pissetti, o fato se deve ao posicionamento por diferenciação adotado pela Randon, o que faz com que a empresa tenha foco constante no desenvolvimento de novos produtos. "A Randon trabalha focada na inovação de modo a entregar produtos leves, com design moderno e facilidade de manutenção", explica ele, que estará no evento de premiação no dia 03 de maio, em Porto Alegre (RS).

A Randon tem registrado uma média superior a 15 inovações por ano, considerando apenas os últimos três anos, grande parte já patenteadas. É o caso, por exemplo, da Basculante Deslizante lançada em 2010 e da Linha R, lançada em 2011 e que trouxe um conjunto de inovações implementadas nas diversas famílias de produtos, fruto de uma série de agregados tecnológicos que proporcionam benefícios aos clientes tais como maior praticidade na operação, segurança e rentabilidade com menor custo de manutenção.  Postura idêntica de melhoria contínua é adotada pela Randon Veículos que fabrica retroescavadeiras e caminhões fora de estrada, equipamentos voltados a aplicações pesadas que exigem  robustez e alto desempenho.

Na área de autopeças, a postura é igualmente inovadora, sendo reconhecida nos mercados brasileiro e internacional.

Dentre as inovações mais recentes da Fras-le destacam-se a incorporação de avançados equipamentos aplicados à realização de testes de sapatas ferroviárias em escala real, o que dá à ela a condição de única empresa privada no Brasil com capacidade de simulação de operação dos vagões em escala 1:1.

Já a Suspensys lançou um conceito inovador com a criação da Família Modular de suspensão para caminhões, que se caracteriza pela intercambiabilidade das peças e menor peso,  e a suspensão pneumática PSYS11t para semirreboques.

A Master, fabricante de freios para veículos comerciais, vem constantemente aumentando o seu portfólio de produtos no sistema de atuação e controle. Em 2012, além de válvulas, lançará o freio a disco Elsa 225, já nacionalizado, aplicado em ônibus e caminhões extra pesados e a câmara de freio 24/30 HO, que oferece alta performance e durabilidade superior na função de estacionamento  e emergência.
  
A JOST Brasil também investe em inovações como o novo Engate Automático, com duas alavancas de operação, mais leve e com pino de travamento giratório, a quinta-roda JSK 39CS, que possui placas de desgaste em aço que podem ser substituídas e a quinta-roda JSK 37CX, indicada para aplicação em semirreboques tanque e basculante, onde a solicitação sobre o equipamento é maior e exige uma quinta-roda mais reforçada.

Fonte: Sala de Imprensa Randon

SCANIA EXPÕE LINHA OFF ROAD COM TECNOLOGIA EURO 5 DURANTE A AGRISHOW

A Scania apresenta na edição 2012 da Agrishow, que acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP),  veículos da marca indicados para soluções rodoviárias e fora de estrada. Os modelos apresentados no estande – G 480 6x4, G 440 6x4, P 250 6x4 e R 440 (versão 4x2 e 6x2) – atuam em diferentes fases, desde a colheita e transporte da cana-de-açúcar, até o escoamento de grãos. 

O pesado G 480 6x4, na versão cavalo-mecânico, é ideal para aplicações como rodotrem, rodotrês e tritem.  O rodotrem vem ganhando espaço nas usinas brasileiras por conta da maior capacidade de carga e da versatilidade do sistema bate-volta para retirar o produto pronto do canavial. Já o G 440 6x4, na versão plataforma, oferece a alternativa mais eficaz entre os concorrentes para as usinas que ainda utilizam o caminhão nessa configuração. Tradicionalmente, nesse tipo de operação o caminhão plataforma é acoplado a duas carretas (julietas), formando a composição conhecida como treminhão.

Para o apoio no transbordo, operação que transporta a cana recém-colhida por sistemas mecanizados até os caminhões, a melhor opção do mercado é Scania P 250 6x4. “Em comparação ao trator que costuma ser utilizado por algumas empresas no transbordo, o P 250 é mais fácil de ser manobrado e mais rápido para se deslocar nas frentes de colheita. Outra vantagem está na sua manutenção, bem mais simples do a do trator”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil.

O R 440 4x2 pode ser utilizado na transferência do produto acabado, saindo da usina de cana ou da plantação de grãos e se dirigindo, por exemplo, ao porto ou ao distribuidor da rota pré-determinada pelo cliente. Seu motor econômico o classifica como a melhor relação de eficiência da categoria. O R 440 em sua versão 6x2, traz as mesmas qualidades.

“A Scania saiu na frente da concorrência e foi a fabricante que mais vendeu caminhões pesados Euro 5 no primeiro trimestre do ano. A gama de produtos Euro 5 para o segmento Off Road é a mais completa, rentável e a que entrega a melhor performance do mercado”, completa Renan.

Solução completa

O espaço da montadora também contará com um motor industrial estacionário modelo DC13 74 A, que serve para diversos tipos de aplicações severas, especialmente, nos segmentos de construção, mineração, agrícola e ferroviário, e um ônibus

Outro destaque do estande da Scania será o primeiro chassi de ônibus de motor dianteiro movido a etanol do Brasil, o F 270 4x2, que complementa a linha de produtos que utilizam o combustível derivado da cana-de-açúcar. Com ele, a Scania inova e reforça, mais uma vez, sua participação no desenvolvimento de soluções de transporte público sustentável. O veículo pode ser utilizado em aplicações severas, em pavimentos irregulares e ambientes rurais, como, por exemplo, no fretamento de colaboradores das usinas de cana.

Os visitantes ainda poderão conhecer todas as vantagens do completo pacote de serviços e soluções que a Scania oferece ao segmento Off Road, destinados, por exemplo, aos setores madeireiro e canavieiro. Com foco na disponibilidade e no baixo custo da operação, a Scania baseia sua solução completa em seis pilares: atendimento da frota no local da operação do cliente, apoio da equipe técnica da Casa Scania responsável pelo atendimento na região, contrato de manutenção preventiva, atendimento 24h Scania Assistance, plano de manutenção customizada e completos pacotes de serviços.

Test Drive

A Scania vai oferecer aos visitantes da feira um test drive com dois caminhões em simulação real de operação. Será a primeira vez que um fabricante organiza teste de direção na feira.  Ao realizar o primeiro test drive de caminhão na Agrishow, a marca sueca pretende aproximar ainda mais os clientes da nova linha Euro 5. A Scania foi o primeiro fabricante a atender à nova lei Proconve P7. Para isso, os veículos da marca utilizam a tecnologia Scania SCR (redução catalítica seletiva), que oferece maior rentabilidade, menor consumo de combustível e redução de gases poluentes, sem alterar o custo operacional.

Para a abertura do evento, a Scania  promete apresentar uma inovação ao mercado de caminhões fora de estrada.

Feira Internacional de Tecnologia em Ação (Agrishow)
De 30 de abril a 04 de maio
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 - Ribeirão Preto/SP
Horário: das 8h às 18h

Fonte: Sala de Imprensa Scania

EFFA MOTORS QUER FABRICAR HAFEI NO BRASIL

Apesar de parecer recente, a invasão chinesa no Brasil já está caminhando em ritmo acelerado. Tanto que cada vez mais empresas iniciam atividades no país. A última a anunciar presença no mercado nacional de veículos comerciais é a Effa Motors. A companhia informou que fechou na semana passada acordo de transferência tecnológica com a Hafei para fabricar no Brasil vans e picapes da marca. O negócio foi concluído durante visita de diretores da empresa chinesa à representante brasileira.

O encontro da Effa com os chineses resultou outros frutos para a importadora, que desde 2008 traz ao Brasil as linhas de comerciais leves da Hafei e automóveis da Chang e Lifan. Foram fechadas negociações comerciais para os próximos anos e discutidos pontos estratégicos para o crescimento da marca no país. A ideia do empresário Eduardo Effa, presidente da Effa Motors, é fazer todos esses produtos importados em uma só fábrica, com investimento e local ainda a ser definido.

A Hafei apresentou uma nova linha de veículos comerciais que está em fase final de desenvolvimento, com lançamento no mercado brasileiro previsto já para o próximo ano. “É uma nova geração de veículos mais moderna, mais espaçosa, mais bonita e menos poluente, que vai contribuir para consolidar ainda mais a nossa parceria com a Hafei”, informou em nota Eduardo Effa.

Com a produção de veículos no Brasil, a Effa escapa do pagamento do IPI mais alto cobrado de veículos importados. A Effa já montou esses veículos no Amazonas em 2010, mas abandonou a estratégia meses depois, devido ao alto custo do frete.

Em 2011, a Effa vendeu no mercado nacional 11.297 utilitários da Hafei, incluindo picapes, vans e furgões. O volume representou crescimento de mais de 100% em relação às 5.471 unidades faturadas em 2010. “Em 2012, nossas vendas vão crescer mais 10%, chegando a cerca 12,5 mil comerciais leves”, estima o presidente da empresa.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

sexta-feira, 27 de abril de 2012

BRASIL CAMINHONEIRO ACOMPANHA O MAIOR DESAFIO ENTRE AS TECNOLOGIAS DE MOTORES EURO 5 E EURO 3


Pensando nas diferenças entre um caminhão equipado com motor Euro 5 e outro com motor Euro 3, é possível dizer que o primeiro possui mais potência, maior torque, gera mais economia de combustível, e, acima de tudo, ainda é ecologicamente correto. Todos esses predicados contribuem para que o veículo provido com nova motorização apresente melhor desempenho e rendimento. Mas será que além da teoria, tal tecnologia oferece na prática mais vantagem um sobre o outro? Para responder essa questão, a Ford convidou o Caminhoneiro para acompanhar o Desafio Euro 5 X Euro 3 e verificar se economia, desempenho e sustentabilidade podem caminhar na mesma direção.

A regra do jogo é clara: ser justo e imparcial. Serão dois caminhões Ford Cargo, ou seja, modelos idênticos, que irão rodar com a mesma quantidade de combustível, durante o mesmo período e no mesmo percurso. O local escolhido para a execução do desafio é o campo de provas da TRW, localizado em Limeira, interior de São Paulo, com uma pista de quatro quilômetros de extensão.

Serão quatro motoristas para pilotarem os respectivos brutos, revezando em três turnos de duas horas cada. Ao todo, oito horas de prova aproximadamente, até que cada caminhão perca atinja a “pane seca”. Os pesados serão abastecidos com os mesmos 150 litros de diesel em um dos tanques (o outro compartimento será selado). Lembrando que ao caminhão Euro 5 será adicionado o Diesel S-50 e ao Euro 3 o Diesel S-500.

Cada caminhão seguirá com o mesmo peso bruto total de 24,5 toneladas, sendo equipados com igual quantidade de carga – três veículos modelos Transit em cada carreta, pensado sete toneladas (implemento e carga). As cabines pesam 6,5 toneladas e as carretas com 11 toneladas cada, respectivamente.

Os técnicos da Ford garantem que o resultado será favorável ao Euro 5. Mas, afinal, qual deles terá mais autonomia com a mesma quantidade de combustível, sem perder potência e rendimento?

Fiquem ligados no maior desafio entre um Euro 5 e Euro 3 do Brasil. Portanto, não percam, no próximo domingo, às 7h30, será o início desta disputa emocionante!

Fonte: Brasil Caminhoneiro

MERLUZZI VAI ESTRUTURAR REDE E PÓS-VENDAS DA FOTON

Aos 49 anos de idade, Orlando Merluzzi está no auge da carreira, entusiasmado com o novo desafio: representar no Brasil uma das maiores montadoras de caminhões do mundo, a Foton Motor Group, líder em vendas na China, com mais de 700 mil unidades em 2011. Mais do que ser um executivo – como era na Iveco até o mês passado –, Merluzzi assume o posto na condição de sócio-proprietário, sem revelar percentuais de participação, na função de vice-presidente da Foton Aumark do Brasil, responsável pela importação e distribuição dos veículos da marca.

O convite foi do presidente da empresa, Luiz Carlos Mendonça de Barros, carregado de responsabilidades. Merluzzi tem a missão de estruturar a rede de concessionárias e o pós-vendas da marca chinesa em todo o País. “Depois de acumular 26 anos no segmento automotivo considero esse desafio cativante e motivador”, diz o executivo em entrevista.

Na primeira etapa do planejamento estratégico, Merluzzi deverá acelerar a expansão da rede de concessionárias. A meta inicial é abrir 10 unidades no Estado de São Paulo ainda este ano, mas o plano prevê 80 revendas abertas até o fim de 2016. “Em Agosto inauguramos a primeira em Guarulhos, seguida de outra em Alphaville”, conta.

O executivo pretende nomear representantes parceiros e oferecer unidades móveis para dar assistência técnica aos clientes em toda Região Metropolitana de São Paulo. “Vamos estruturar a operação, atender com agilidade e monitorar o comportamento dos nossos produtos. A cobertura territorial será gradual e sem atropelos”, planeja.

Estratégia
Até agora, 350 caminhões Foton já desembarcaram no Brasil. A Foton Aumark pretende encomendar outras 400 unidades nos próximos meses para abastecer a rede. A importadora vai vender os semileves Aumark 311 (3,4 toneladas de PBT) e os dois leves 614 (6 t) e 917 (9 t). Merluzzi reconhece que superar os volumes da concorrência no disputado segmento de caminhões semileves, conhecido como de entrada, exige esforço para conquistar a preferência do transportador autônomo. “Esse mercado é varejo puro e a manobra que faremos é dar suporte ao cliente, principalmente no pós-venda. Outro diferencial é oferecer o Aumark 311 com vários itens de série, algo que os concorrentes não fazem”, explica.

O executivo não informou os preços dos veículos, mas garante que os modelos serão ofertados a valores competitivos, apesar do aumento em 30 pontos porcentuais no IPI de veículos importados. “A nossa expectativa é o governo viabilizar a entrada de novos investidores para que operação da Foton, que já nasce sólida, possa crescer”, diz. Ele espera vender seus produtos por meio de financiamentos de parceiros nacionais (bancos privados) e internacionais (bancos chineses). “Ainda não temos detalhes, mas estou muito confortável em ofertar produtos de qualidade com motores Cummins e transmissão ZF, com tecnologia mundialmente reconhecida”, completa.

Fábrica em 2016?

Merluzzi não revela detalhes, mas garante que a Foton Motor Group iniciará a construção da fábrica de caminhões no Brasil em 2016. “O local ainda será definido, mas antes vamos preparar a base para isso”, diz. Ele comenta que há muito tempo os chineses estão de olho no País, “há até indicação no mural da empresa que a próxima planta será aqui”. Com a fábrica estabelecida a Foton Aumark do Brasil passa a operar apenas como distribuidora, a produção local será de responsabilidade dos chineses.

Desde que anunciou a operação no Brasil, em maio de 2011, Luiz Carlos Mendonça de Barros dava a entender que operação da Foton Aumark do Brasil não estaria totalmente sob seu comando. Em entrevistas coletivas, ele sempre fez questão de mencionar que um time de executivos conduziria o planejamento estratégico da empresa. No entanto, não se pode negar, que sua experiência como economista, empresário, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das comunicações deve facilitara instalação de mais uma fábrica chinesa no País.

Fonte: Automotive Business

AVANÇADA TECNOLOGIA DA NOVA LINHA DE CAMINHÕES MERCEDES-BENZ É DESTAQUE NA AGRISHOW

A Mercedes-Benz, em parceria com seus concessionários, estará presente na Agrishow 2012, principal feira de tecnologia do agronegócio no País e uma das maiores do mundo. Em sua 19ª edição, o tradicional evento será realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, entre 30 de abril e 4 de maio, no Centro de Cana da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Rod. Antonio Duarte Nogueira, km 321.

O cenário positivo do agronegócio brasileiro e o bom desempenho da economia do País tornam a Agrishow ainda mais atrativa. São cerca de 780 expositores de mais de 50 países, com previsão de 150 mil visitantes, entre agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, representantes de entidades de classe, profissionais, especialistas e estudantes.

O setor sucroalcooleiro é o que mais chama a atenção na feira, ao lado de outras importantes atividades produtivas, como café, laranja, soja, milho, algodão, pecuária e outros.

“Os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos no setor do agronegócio por seu desempenho excelente e pela elevada robustez, resistência e produtividade”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Com a linha 2012, acentuamos ainda mais essas e outras vantagens, como a versatilidade de aplicação, elevada capacidade de carga, reduzido consumo de combustível e menor custo operacional, além da avançada tecnologia BlueTec 5 e do design mais moderno dos novos modelos. Asseguramos assim mais valor para a frota do cliente e maior rentabilidade para os seus negócios”.

Caminhões da linha 2012 são atração na Agrishow

Junto à carreta estande da marca, a Mercedes-Benz irá expor o caminhão leve Accelo 815, o semipesado Atego 2429, o extrapesado Atron 1635 e o extrapesado Actros 2646.

O Accelo 815 é o novo “Mercedinho”, modelo para 8 toneladas de PBT que dá sequência a uma trajetória de 40 anos de sucesso dos caminhões leves da marca no Brasil. O semipesado Atego 2429 (6x2) assegura mais resistência, modernidade, eficiência e produtividade na estrada e na cidade. Destaca-se ainda pelas amplas possibilidades na configuração de modelos, com múltiplas opções de escolha para os clientes.

O cavalo-mecânico Atron 1635 (4x2), caminhão extrapesado com cabina semiavançada, é uma solução eficiente e rentável para o transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias. Pode ser utilizado com diversos semirreboques de 3 eixos convencionais ou distanciados, como furgão carga seca, furgão frigorificado, sider, porta-conteiner, prancha "carrega-tudo", graneleiro, tanques de combustível, produtos químicos ou GLP, basculante e cegonheiro, além de outros implementos.

Já o extrapesado Actros 2646 (6x4) com cabina Megaspace, também para aplicações rodoviárias, é referência no mercado em tecnologia, segurança e conforto. O modelo 2012 traz novidades no trem-de-força, como o câmbio PowerShift da segunda geração, o que acentua o seu excelente desempenho e produtividade no transporte de cargas.

Tecnologia BlueTec 5 é destaque no evento

Num evento de forte apelo tecnológico, como é o caso da Agrishow, a Mercedes-Benz ganha evidência não só com seus caminhões de última geração, como também com o BlueTec 5, avançada e exclusiva solução da marca para caminhões e também ônibus em atendimento ao PROCONVE P-7. Por meio de um totem touch screen, os visitantes poderão obter detalhes dessa tecnologia pura da Mercedes-Benz, que é eficaz, confiável, econômica, amigável ao meio ambiente e com excelente desempenho.

No estande da Mercedes-Benz, as equipes dos concessionários divulgarão também o mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda, entre eles, a ampla oferta de peças genuínas, peças remanufaturadas da linha RENOV e contratos de manutenção.

Accelo 815 no Espaço Mais Alimentos

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa da Agrishow com um espaço de 1,5 mil metros quadrados, onde irá apresentar os programas “Mais Alimentos” e “Rede Brasil Rural”. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e estreitar o relacionamento com os produtores.

O “Mais Alimentos” engloba produtos específicos para a modernização das propriedades familiares, como máquinas e equipamentos, veículos para transporte de cargas, tratores, colheitadeiras, equipamentos de irrigação e armazenagem. Dentro desse contexto, a Mercedes-Benz irá expor dois caminhões leves Accelo 815, divulgando aos agricultores familiares as soluções da marca que atendem às diretrizes desse programa do governo federal, caso também do novo Accelo 1016.

O Accelo 815 (8.300 kg de PBT) e o Accelo 1016 (9.600 kg de PBT) oferecem elevada capacidade de carga, qualidade superior, agilidade e durabilidade. Atributos como esses conquistaram amplo reconhecimento junto aos clientes, tanto autônomos, como empresas de transporte ou de carga própria, distribuidores e atacadistas. Isso garante a confiabilidade para os agricultores familiares, que podem contar com um caminhão de ampla aprovação no mercado por sua eficiência, excelente desempenho e rentabilidade.

Além de menor consumo de combustível e de maiores intervalos de troca de óleo, os motores que equipam os caminhões Accelo possuem a maior durabilidade do mercado, característica reconhecida dos tradicionais “Mercedinhos”. São cerca de 600.000 km de vida útil do motor a serviço do cliente.

Fonte: Sala de Imprensa Mercedes-Benz

ELEITO NOVO PRESIDENTE DA ANFIR (IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS)

Alcides Braga, 48 anos, diretor e sócio-fundador da Truckvan, uma das principais produtoras de baús e carretas customizadas do País, foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira, 25, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). Membro da diretoria da entidade nos últimos três mandatos, ele substituirá Rafael Wolf Campos, presidente da Boreal.

"Nossos associados são responsáveis pela fabricação de praticamente todos os implementos rodoviários utilizados no Brasil", comentou Braga, que nesta quinta-feira, 26, agendou a participação em workshop sobre a utilização do alumínio em equipamentos para transporte rodoviário de carga, durante a Expoalumínio 2012, feira internacional do setor no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A Anfir reune 154 associadas e 1.813 afiliadas, relacionadas ao segmento de transporte de cargas. Fundada em 22 de maio de 1980, pelo empresário Raul Anselmo Randon, na cidade Caxias do Sul (RS), teve como sócias fundadoras as 13 principais empresas que atuavam na área na época, a Randon, Rodoviária, Guerra, Iderol, Recrusul, Dambroz, Furglas, Massari, FNV-Fruehauf, Trivelatto, Biselli, Cargo-Van e Krone.

Fonte: Automotive Business

GINCANA DO CAMINHONEIRO TRAZ NOVIDADES PARA 2012

A 24º Gincana do Caminhoneiro abre a temporada de 2012 com novidades: pela primeira vez, participantes poderão fazer um test drive exclusivo com caminhões da nova linha VW Advantech, todos com motorização Euro 5, que atendem às novas normas brasileiras de poluentes, o Proconve P7. Os veículos acompanharão as seis etapas do ano. E o primeiro desafio já está marcado para acontecer entre os dias 27 e 29 de abril, no posto São Cristóvão, em Fortaleza/CE.

Com patrocínio da MAN Latin America, a competição é destaque por onde passa e promete movimentar o evento com o test drive. “Desde o início deste ano, lançamos uma série de novos modelos da linha VW Advantech no mercado. Agora, estamos lançando os caminhões MAN. Um evento como a Gincana do Caminhoneiro encurta a distância entre esses lançamentos e o motorista, e isso contribui para a disseminação das vantagens dos nossos produtos em todo o mercado. Além disso, temos a tradição da proximidade com os clientes, o que fortalece nossa politica de atendimento Sob-Medida”, destaca Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Informação também é pauta do evento. A convite da MAN Latin America, o engenheiro João Roberto Valdívia apresenta palestra com foco em legislação, custos e produtividade no dia a dia do profissional da estrada.

A Gincana do Caminhoneiro consiste em percorrer um trajeto pré-determinado, ziguezagueando entre os cones, no menor tempo possível e sem derrubar nenhum deles, para alcançar um tempo pré-classificatório imposto pela organização. Ao atingir a meta, o caminhoneiro parte para uma segunda fase, onde fará o percurso novamente, com um traçado de maior dificuldade. O melhor motorista entre todas as etapas levará para casa um VW Constellation zero Km.

A performance dos participantes é aferida por uma dupla de cronometristas  da Chronosat, empresa homologada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) que, com a ajuda de uma fotocélula, aponta as três melhores pontuações de cada uma das seis etapas programadas para a temporada.

Os 18 caminhoneiros classificados ao longo do ano, nas etapas que serão realizadas em Fortaleza/CE, Campo Grande/MS (25 a 27/5), Vitória da Conquista/BA (22 a 26/6), Foz do Iguaçu/PR (17 a 19/8), Montes Claros/MG (5 a 7/10) e Ananindeua/PA (22 a 24/11), participarão da grande final, em 25 de novembro, no mesmo local da etapa paraense.

Fonte: Sala de Imprensa MAN Latin America

CONDIÇÕES IMPERDÍVEIS PARA FINANCIAR SEU IVECO

A conquista do sonho de ter um Iveco está cada dia mais próxima. Até o dia 30 de abril, os veículos Euro III (sem implementos) poderão ser financiados através do CDC com taxa de juros de 0,27% ao mês (3,29% ao ano), com prazo de 12 meses sem carência e entrada mínima de 10%. Já através do Procaminhoneiro, com prazo máximo de 60 meses, carência de três ou seis meses e entrada mínima de 10%, a taxa de juros é de 0,57% ao mês (7% ao ano).

As operações de Finame Procaminhoneiro e CDC são válidas para todos os veículos Iveco linha Euro III produzidos no Brasil e homologados no BNDES. Esta promoção é válida para operações enviadas ao Banco Fidis até o dia 30 de abril! .

Fonte: Blog da Iveco

CONSTRUÇÃO DE PONTE EM TERESÓPOLIS É FINALIZADA

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finalizou a construção da nova ponte sobre rio Frades, entre as localidades de Sebastiana e Córrego Sujo, no município de Teresópolis, na Região Serrana. A antiga estrutura na RJ-134 foi comprometida pelas chuvas de verão do ano passado. O Governo do Estado investiu quase R$2 milhões no empreendimento.

Iniciada em outubro de 2011, a obra foi executada em quatro meses, respeitando os prazos estipulados pelos engenheiros do órgão. Com 30 metros de extensão por 9 metros de largura, a construção da nova ponte gerou aproximadamente 40 empregos diretos e indiretos na região.

Também foi reconstruída uma pequena ponte de madeira que liga as localidades de Sebastiana e Campanha. A ponte de Sebastiana serve de passagem para o escoamento das produções agrícolas locais, de uma fábrica de sorvetes e de uma empresa de água mineral.

A RJ-134, com 61 quilômetros de extensão, liga o distrito petropolitano de Posse à localidade de Campanha, no município de Teresópolis. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a conclusão desta obra.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro